O Beach Tennis (BT) é um esporte novo e que cresce exponencialmente ao redor do mundo, principalmente no Brasil. Sua popularização se deve ao fato de ser um esporte democrático, em que pessoas de todos os níveis de condicionamento físico podem praticar. O objetivo, assim como a contagem de pontos, é o mesmo do Tennis, rebater uma bola para o outro lado da quadra e fazer o ponto, porém as semelhanças param por ai!
A superfície do BT muda das quadras rápidas ou de saibro para as areias pesadas, onde o corpo se movimenta de forma bem diferente, há mais atrito e uma exigência maior dos membros inferiores e da região do core para realizar movimentos de mudança de direção. Pessoas despreparadas, que não são acostumadas a se movimentar na areia, mudar de direção rapidamente e que não possuem uma boa estabilização dos músculos da região do core, podem ser acometidas por lesões graves como torções de tornozelo e joelhos, levando a ruptura de ligamentos e afastameto por mais de 9 meses de atividade física.
A raquete é menor e composta normalmente por fibra de vidro ou carbono, e existem diversos tipos de raquetes que INFLUENCIAM no rendimento e principalmente no aparecimento de LESÕES, por isso é muito importante saber escolher a melhor raquete para o seu estilo de jogo. Seguem aqui algumas dicas sobre esse item:
COMPOSIÇÃO:
–FIBRA DE VIDRO – mais flexível, deixa a raquete mais macia e com menor durabilidade.
–FIBRA DE VIDRO COM CARBONO.
–FIBRA DE CARBONO – mais rígido, oferece mais potência e maior durabilidade.
FACE
FIBRA DE VIDRO – mais flexível, deixa a raquete mais macia, mas com menor durabilidade.
FIBRA DE CARBONO – mais rígida e menos flexível , com mais potência e maior durabilidade. Sabe aqueles K que cada raquete possui? Quanto mais K, mais dura será a raquete, maior será o controle e menor a potência. Então quanto mais dura for a raquete, maior será o impacto sobre o braço, aumentando os riscos de LESÕES.
KEVLAR/CARBONO – mais CONTROLE e, por ser mais macio, absorve vibração e impacto, preserva mais o braço, e tem alta DURABILIDADE.
Material muito usado em COLETES A PROVA DE BALAS e BLINDAGEM DE CARROS por sua ALTA capacidade de ABSORVER os IMPACTOS.
PESO
-Raquetes MAIS PESADAS têm MAIS POTÊNCIA, porém, quando muito pesadas, costumam provocar mais CONTUSÕES nos braços e articulações.
-Raquetes mais leves tendem a ter MAIS CONTROLE.
-O peso ideal das raquetes varia para cada idade:
- ADULTOS – para jogadores NÃO PROFISSIONAIS, entre 310 e 335g.
- INFANTO JUVENIL – entre 9 e 12 anos, peso MÁXIMO de 310g.
- CRIANÇAS – entre 7 e 9 ANOS, peso MÁXIMO de 280g.
A bola tem uma pressão interna 50% menor que a bola de tennis, sendo necessário aplicação maior de força relativa para rebater a bola. E são nesses impactos bola-raquete onde ocorrem as principais lesões de membros superiores reportadas por praticantes do esporte.
Temos recebido muitos atletas amadores com baixo nível de condicionamento físico e principalmente de FORÇA, razões pela qual foram acometidos por lesões como Epicondilite Lateral, entorses de Joelho (as vezes com ruptura de ligamentos), de tornozelo e lesões diversas nos ombros. Sabemos que um corpo forte tende a se machucar menos, assim como melhora seu desempenho e, assim como para qualquer esporte, se faz necessário o treinamento de força especial para o BT também!
Fortalecer a musculatura do Core, membros inferiores e pincipalmente os músculos do antebraço que se inserem no cotovelo se faz necessário para quem deseja jogar BT por muito tempo. Cada pessoa possui uma experiência diferente com esportes, portanto é muito importante realizar uma avaliação dos movimentos para sabermos o que de fato é necessário trabalhar para cada um, visando o desepenho e também a prevenção de lesões.
Se você joga Beach Tennis e quer continuar jogando por muito tempo, livre de lesões e com um ótimo condicionamento, convidamos você a vir conhecer nossa estrutura e nossos treinadores.
No CPH desenvolvemos o seu jogo fortalecendo o seu corpo!
Fontes:
Bauerfeind; Beach Tennis Mormaii
Gostou? Compartilhe!
About the author : Thalisson Fagundes
Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Proprietário e Diretor Técnico do Centro de Performance Humana Thalisson Fagundes
Atua como Personal Trainer e Preparador Físico de Atletas com foco em ganhos de Força e Velocidade e também em nível Técnico nas modalidades Futebol e Judô
Treinamento Funcional
Treinamento Tradicional
Treinador de Futebol Licença B e cursando Licença A pela Associação dos Treinadores de Futebol da Argentina
*Auxiliar da Preparação Física na equipe do Uberlandia Esporte Clube no Campeonato Mineiro Modulo 2 2015 (Campeão)
*Preparador Físico da Base do Uberlândia Esporte Clube (2016)
*Técnico da Equipe Mineira de Futsal nos Jogos Brasileiros Universitários (JUBS - 2017)
*Treinador Universitário nas modalidades Futebol, Futsal e Judô desde 2011
*Atleta Amador/Universitário de Futebol e Judô (2011-2016)