? Estudo de Milewski et al. (2014)
160 adolescentes de ensino médio e fundamental (12 a 18 anos) foram categorizados pelas seguintes variáveis:

? Idade
? Série
⏰ Horas de sono
❌ Lesões

Verificou-se que aqueles que dormiam menos de 8h por noite estavam 1.7x mais suscetíveis a serem acometidos por lesão (principalmente nas mãos, punhos, joelhos e ombros)

Outro dado importante foi que quanto maior a idade e, consequentemente a escolaridade do aluno, mais propenso a lesões ele estava, o que é compreensível, visto que o esporte se torna cada vez mais competitivo após os 12 anos de idade.

Um ponto fraco do estudo foi não contabilizar as “sonecas” tiradas durante o dia, que possuem um efeito benéfico na aptidão física e cognitiva do ser humano.

Outro ponto a ser discutido é que as respostas do questionário aplicado se baseavam apenas em privação CRÔNICA de sono em relação as lesões, e não a casos AGUDOS (que podem interferir também)

Outro fator que pode interferir muito nas lesões esportivas em geral é a ALIMENTAÇÃO, mais uma vez mostrando como os elementos da performance são interdependentes.

A privação do sono acarreta inúmeros malefícios ao corpo, principalmente para atletas, que dependem da performance física e cognitiva para vencer competições. VGONTZAS (2004) já havia publicado Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism sobre os efeitos negativos de “modestas” privações de sono (no caso 2h a menos) na performance física e cognitiva, além de sonolência durante o dia e distúrbios hormonais-metabólicos.

Se um atleta, que tem todos os cuidados possíveis para render bem no trabalho, é afetado pela falta de sono, imagine você, que precisa trabalhar, estudar, pagar as contas… Por isso é importante priorizar a saúde para poder ser mais produtivo.
Recuperação/Prevenção são essenciais! E esse controle do seu treino você encontra aqui no CPH Thalisson Fagundes, com profissionais extremamente capacitados para elaborar seu programa de treinamento.

Agende uma visita às nossas instalações!

Gostou? Compartilhe!

About the author : Thalisson Fagundes

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Proprietário e Diretor Técnico do Centro de Performance Humana Thalisson Fagundes
Atua como Personal Trainer e Preparador Físico de Atletas com foco em ganhos de Força e Velocidade e também em nível Técnico nas modalidades Futebol e Judô
Treinamento Funcional
Treinamento Tradicional
Treinador de Futebol Licença B e cursando Licença A pela Associação dos Treinadores de Futebol da Argentina
*Auxiliar da Preparação Física na equipe do Uberlandia Esporte Clube no Campeonato Mineiro Modulo 2 2015 (Campeão)
*Preparador Físico da Base do Uberlândia Esporte Clube (2016)
*Técnico da Equipe Mineira de Futsal nos Jogos Brasileiros Universitários (JUBS - 2017)
*Treinador Universitário nas modalidades Futebol, Futsal e Judô desde 2011
*Atleta Amador/Universitário de Futebol e Judô (2011-2016)