De acordo com a teoria articulação por articulação, proposta por Gray Cook e Michael Boyle, cada articulação ou série de articulações tem uma função específica e está propensa a níveis previsíveis de disfunção. Em consequência disso, as articulações possuem necessidades de treinamento particulares. Elas se alternam entre mobilidade e estabilidade. O tornozelo precisa de mais mobilidade e o joelho de mais estabilidade. Conforme vamos subindo, torna-se aparente que o quadril precisa de mobilidade. E, assim, o processo vai subindo na cadeia – uma série de articulações alternadas.

As lesões se relacionam intimamente com a função adequada da articulação, ou, mais apropriadamente, à disfunção articular. Em geral, os problemas em uma determinada articulação se revelam na forma de dor na articulação acima ou abaixo. Então a perda de mobilidade da articulação do quadril, por exemplo, que é predominantemente móvel, pode acarretar dores e disfunções no joelho e/ou na coluna lombar. Por isso treinar a função articular é tão importante. E também por essa razão, realizar uma avaliação funcional do movimento se faz necessária antes de iniciar uma rotina de treinos.

Após a avalição funcional do movimento, observadas as condições articulares, o treino de mobilidade deve ser incluído nas sessões de treino, na parte que chamamos de preparação do movimento, juntamente com o treino de estabilidade e também a ativação neuro motora. Em conjunto, eles preparam o nosso corpo para a parte principal, que pode ser o treino de força, otimizando os resultados e reduzindo o risco de lesão. Uma boa mobilidade do tornozelo e do quadril, por exemplo, pode auxiliar na realização de um agachamento profundo, trazendo menores riscos para os joelhos e coluna lombar.

A ideia é pensar nos movimentos e não nos músculos! Pense nisso! Seu corpo agradece!

Referência:

BOYLE, Michael, Avanços no treinamento funcional. Porto Alegre : Artmed, 2015.

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About the author : Maria Carolina

- Profissional de Educação Física - FAEFI/UFU
- Mestre em Bioquímica- INGEB/UFU
- Personal trainer, especialista em treinamento funcional
- Professora de pilates
- Professora de ashtanga vinyasa yoga