Muitos pais sonham em ver seus filhos praticando uma modalidade esportiva e se tornando um atleta profissional de sucesso e para isso logo que possível colocam as crianças para praticar aquela modalidade, mas isso pode mais atrapalhar do que ajudar.

Isso porque a criança pode estar sendo exposta a uma única modalidade muito cedo (especialização precoce), quando na verdade ela está em uma fase que deve ter a maior oportunidade possível de desenvolver um vasto repertório motor para quando decidir um esporte que desejará seguir, o “corpo ter um leque de opções” de gestos motores que podem ser adaptados para aquela modalidade, o que ajudará o atleta a ser mais completo.

O Ibrahimovic e Nikola Jokic atuam em diferentes esportes, mas sabem o que eles têm em comum? Ambos praticaram mais do que futebol e basquete na sua infância. O Ibra é faixa preta em Taekwondo e o vídeo mostra como ele consegue improvisar chutes (gesto da luta) para realizar passes e gols.

Jokic por sua vez, é um atleta nascido na Sérvia, lá o esporte mais popular é o polo aquático e ele relata que apesar de nunca ter treinado polo aquático, praticou muito na infância com os amigos, aqui no Brasil seria como jogar aquele futebolzinho com os amigos. Atualmente ele tem sido chamado por alguns como o melhor Pivô passador da história e no vídeo você a facilidade que ele tem de executar passes (o que não é comum pela sua altura e posição que joga) e como muito desses gestos como pegar a bola como uma mão e o movimento de passe lembram gestos do polo aquático.

Então conforme a literatura aponta, no período da infância até aproximadamente 12 anos, deixe a criança vivenciar o maior número possível de modalidades e gestos motores, a partir daí SE ela optar por levar algum esporte “mais a sério”, ela terá um repertório motor que com certeza irá ajuda-la.

Gostou? Compartilhe!

About the author : Mateus Petrachini

- Formado em Educação Física pela UFU em 2015
- Responsável técnico do Centro de Fisiologia e Nutrição Esportiva (2015-2016)
- Mestre em Educação Física pela UFTM na linha de pesquisa desempenho humano e esporte em 2018
- Treinador voltado para a melhora do desempenho, saúde e qualidade de vida.